sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao currículo

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Currículo, o projeto que preside as atividades educativas escolares, define suas intenções e proporciona guias de ações adequadas e úteis para os professores, que são diretamente responsáveis por sua execução. Nele estão contidas informações concretas sobre o que ensinar, quando ensinar, como ensinar, o que como e quando avaliar. (Psicologia e currículo, São Paulo, Ática, 1966 p. 43 -5). Não se trata de um projeto pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente no dia-a-dia da escola, com a participação ativa de todos os interessados na atividade educacional.
No desenvolvimento do currículo, formar alunos reflexivos implica em uma prática docente reflexiva. Ao profissional de educação, é necessário dar-se tempo e oportunidade de familiarização com as novas tecnologias agregando seu uso à produção e difusão do conhecimento. Informática, tecnologias são realidades do mundo atual, por isso requer conhecimento prático das mesmas, interesse do aluno e possibilidade de inovação da prática pedagógica assim professor e alunos participam de um processo de produção de saber fazer fazendo, e em conformidade com a realidade a escola deve trabalhar de maneira integrada e interdisciplinar dando um novo entendimento aos conteúdos escolares, tendo em vista a formação para a cidadania.

Um comentário:

  1. Irismar,

    Concordo com você que é preciso tempo para que os professores se apropriem do uso da tecnologia em sala de aula, assim como, utilizar tal recurso em cosonância com o conteúdo.

    Abraços!
    Semone

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