sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Como já vimos em leituras anteriores, mais precisamente na entrevista do Professor Dr. Ladislau Dowbor, a escola hoje, precisa ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento. Portanto isso requer planejamento de ações que são inseridas no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas.
O Projeto Político Pedagógico é sem dúvida, o eixo norteador que direciona as atividades questionadas e elaboradas pela equipe escolar visando melhoria no desempenho tanto dos docentes quanto dos discentes e para tanto,inclui o uso das tecnologias existentes na escola. É a sala de vídeo, computador, internet, data show, microfone, micro system, o que com certeza facilita a metodologia em sala de aula, influenciando na aprendizagem dos nossos alunos, mudanças favoráveis às boas realizações.
O Professor Pedro Demo faz uma interessante abordagem em sua entrevista: A escola pública está distante dos desafios da linguagem do século XXI. O computador, um instrumento de grandes descobertas, apenas alguns têm acesso a essa tecnologia. A nossa Educação está encalhada no processo do ler escrever e contar.
“A escola precisa mudar, e essa mudança começa com professor”. O sentido da palavra PROFESSOR é bem significativo, mas não só a ele compete o bom desempenho dos alunos.
No mundo contemporâneo não é mais possível ignorar as novas tecnologias, pois elas podem melhorar a qualidade da educação oferecida. O potencial dos computadores é muito grande para renovar a educação em curto prazo e conseguir resultados ótimos na aprendizagem de todos os alunos. Precisamos de possíveis mudanças urgentes, mesmo que não tenhamos uma política educacional adequada, precisamos aderir ao uso dos recursos tecnológicos porque como profissionais que somos devemos estar preparados para acompanhar as tendências.

Um comentário:

  1. Nas possíveis mudanças da era virtual o educador vê a necessidade de se construir um novo conceito pedagógico, portanto concordo com você quando diz que a mudança começa com o professor.
    Parabéns!
    Alailda

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